segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Cubos de couve congelado - Passo a passo

Olá
Hoje irei ensinar uma dica super fácil para facilitar a vida de quem optou uma vida saudável e tem o tempo corrido. Não tem mais desculpa para não ter uma alimentação saudável hoje em dia, e nem a famosa desculpa "falta de tempo",  dá para se adaptar e mais, quando queremos algo, arrumamos tempo, certo?!

A moda atual é o suco detox logo no inicio da manhã, serve para vários objetivos: emagrecer, ter disposição, desintoxicar e anti ressaca. O suco tem 3 principais ingredientes: couve, limão e gengibre. E mais outras opções de frutas para melhorar o sabor, vai do gosto da pessoa!

A couve é rica em vitamina A, B6, K, e cheia de minerais, como o cálcio e ferro. A couve ajuda a prevenir e combater diversas doenças. Por ser pobre em calorias (100 gramas contém 25 kcal), a couve pode estar presente em dietas de restrições calóricas, cujo objetivo é emagrecer.
Minha dica de hoje é funcional, é um pre-preparo para fazer o suco detox de uma maneira fácil e rápida, fazendo cubos de couve congelado!!

Cubos de gelo de couve
1º passo: Lavar bem a couve em água corrente, e deixar de molho por uns 10 minutinhos em 2 litros de água com 1 colher cheia de água sanitária. 

2º passo: No mixer, liquidificador ou processador, adicionar 100ml de água. Ou o suficiente para dissolver a couve!
No meu caso, usei o mixer e para triturar a couve com um pouco de água. Quem for usar o liquidificador ou processador, pode usar menos água, o suficiente para diluir a couve. 

Dica: No Mixer vai ter que dar um jeitinho para triturar, sempre parando de pulsar, soltando no fundo do copo com um gafo a couve, e ir pulsando novamente. 

3º passo: Após pulsar bem, e ficar bem trituradinho na água, tá pronto! 

Observação: 2 folhas de couve com 100ml de água rendeu 7 cubinhos de gelo. 



Prontinho! Agora é só ir para o freezer por algumas horas até ficar bem firme, feito pedrinha de gelo

Após algumas horas, já pode desinformar os cubos de couve e separar em um recipiente. Utilizar 2 cubos para cada porção (1 copo) de suco detox! 


DICAS PARA SUCO DETOX
No preparo do cubos de couve congelado, usando o Mixer eu não aconselho utilizar os talos, acaba forçando muito a potencia do aparelho que não é tão "forte" quanto do liquidificador ou processador. Reservar os talos para utilizar em outro preparo de comida ou salada. 

Pode incluir : abacaxi, maçã, pepino, cenoura, chia, suco de laranja, substituir água mineral por água de coco, maracujá, e afins.

A base do suco é: couve, gengibre em lascas e suco de 1/2 (meio) limão. 

No dia do preparo do suco, usar 2 cubinhos de gelo de couve é o suficiente para 1 copo de suco detox, porção individual.

Para adoçar, caso não esteja agradável no seu paladar, use uma colher rasa de mel ou algumas gotinhas de adoçante de sua preferencia.

O cubo de couve congelado é ideal para não ter desperdício, ainda mais pra quem trabalha o dia inteiro e faz as refeições principais fora de casa. As verduras por mais que fiquem no lugar adequado na geladeira, é rápido que estragam. Congelando é a melhor opção para garantir a durabilidade da verdura.

 

Bom suco detox para vocês! 





3 comentários:

  1. Silvinha, tu podia passar a receita pra fazer o suco, as quantidades exatas p fazer com a couve em folha mesmo, e quanto certinho de gengibre? Obrigada

    ResponderExcluir