quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Mãe em forma X Maternidade - Tudo o que você queria saber sobre como ficar em boa forma após o nascimento do seu filho.

Olá 

Hoje o blog vai dar umas resposta para muitas perguntas que muitas mulheres, recentes mães se perguntam e principalmente ficam frustadas após o nascimento do bebê por conta das transformações que o corpo passa para gerar um bebê. 

Tenho visto muito isso no grupo Treino Insanity Brasil, muitas mães buscam o programa do Shaun T procurando uma alternativa rápida para voltar em forma após o nascimento do bebê. Só que precisa ser levado algumas observações antes de iniciar um treino intenso, são elas: 
O tipo de via de nascimento (parto normal X cesárea) e a amamentação do bebê. 

Via de nascimento (Parto normal X cesárea)


Parto normal: A mãe que ganhou o bebê via parto normal, a recuperação é mais rápida. Passada a quarentena de repouso necessário para que os órgãos voltem ao lugar de origem, já pode começar praticando uma atividade mais leve a moderada. Por exemplo: Yoga, caminhada, aeróbico, hidroginástica e pilates. 

Cesárea: Essa é uma cirurgia de médio a grande porte, por si só ela já é arriscada na hora do processo cirúrgico e requer cuidados especiais no pós parto. Na primeira semana após a cesárea os cuidados são: Evitar esforços, tarefas domésticas não são indicadas, usar cinta pós parto para ajudar o corpo voltar ao normal e evitar o risco de seroma na cicatriz. Usar absorvente por uns 30 a 60 dias, pois terá uma semelhante menstruação. Os pontos da cicatriz serão retirados com 8 dias e poderá ser lavado durante o banho. E tomar cuidados durante os primeiros 6 meses. 

** Lembrando de consultar o seu ginecologista obstetra para uma avaliação e liberação de atividade física antes de iniciar qualquer que seja uma.** 

A amamentação



Após o nascimento, a mãe vai produzir o colostro. O colostro é o primeiro leite que o bebê vai se alimentar nos primeiros dias de vida. Ele é extremamente importante, é a primeira "vacina" do bebê. O colostro é rico em células imunologicamente ativas, anticorpos e proteínas protetoras. Funciona como primeira vacina para a criança. Protege contra várias infecções. Ajuda a regular o próprio sistema imunológico em desenvolvimento.Contém fatores de crescimento que ajudam o intestino a amadurecer e a funcionar de forma eficiente. Isso dificulta a dificulta a entrada dos microorganismos e alérgenos.É rico em vitamina A, que ajuda a proteger os olhos e reduz as infecções. Estimula os movimentos intestinais para que o mecônio seja rapidamente eliminado. Isso ajuda na prevenção da icterícia.

Após os primeiros dias a mãe vai produzir o leite materno. O leite materno é fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida, por ser um alimento completo, fornecendo nutrientes em quantidade adequada (carboidratos, proteínas e gorduras), componentes para hidratação (água) e fatores de desenvolvimento e proteção como anticorpos, leucócitos (glóbulos brancos), macrófago, laxantes, lipase, lisozimas, fibronectinas, ácidos graxos, gama-interferon, neutrófilos, fator bífido e outros contra infecções comuns da infância, isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança

Amamentação X Atividade física 


As pesquisas relacionadas a amamentação e exercício observam um aumento de ácido lático no leite materno. Esse aumento relaciona-se com a intensidade do exercício, isto é, quanto mais intenso mais ácido lático haverá no leite. A grande discussão era que esse ácido lático poderia modificar o sabor do leite e dessa forma o bebê passaria a não aceitá-lo, sendo então que de forma indireta o exercício estaria interferindo na aceitação do bebê ao leite após o exercício pela mudança no sabor deste.

O retorno ao exercício no Pós-parto sempre deve ser gradativo, mas não só por uma preocupação com a amamentação. Durante o período gestacional muitas alterações corporais ocorreram e o retorno ao exercício deve sempre ser orientado por um profissional que entenda essas mudanças do organismo feminino, diferenciando assim o programa e o atendimento. Diante desse quadro, voltemos a nossa questão. Um profissional que entende o que acontece com a mulher saberá dosar o exercício numa intensidade adequada para que essa questão não seja respondida de forma positiva.

Não só correr pode prejudicar a amamentação e o corpo da mulher, MAS QUALQUER EXERCÍCIO ORIENTADO DE FORMA INCORRETA. A produção de leite consome muita energia. Uma mãe em fase de amamentação produz entre 800 e 1200 ml de leite por dia e, para cada litro de leite que a mãe produz, há um gasto de 900 calorias em média. Portanto se o “exercício for intenso ou num volume elevado” e a mulher tiver uma ingestão inadequada poderá prejudicar a amamentação, pelo alto gasto energético que ocorre nesse período. Além do exercício e da ingestão alimentar inadequada, uma hidratação inadequada também poderá comprometer a amamentação.



Fonte: Referências Bibliográficas:





Wallace, JP, Rabin, J. Int J Sp Med. 12 (3) :328-31, 1991. The concentration of lactic acid in breast milk following maximal exercise. Int J Sports Med. 12(3):328-31, 1991.http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1889945Wallace, JP, Inbar, G, Ernsthausen, K. Infant acceptance of postexercise breast milk. Pediatrics. 89(6 Pt 2): 1245-7, 1992.http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1306643




Nenhum comentário:

Postar um comentário