segunda-feira, 3 de março de 2014

Reeducação Alimentar - O que é?



Reeducação Alimentar NÃO é dieta. É um estilo de vida!

Na reeducação alimentar deve-se comer principalmente:

  • Frutas e vegetais da época. Optar por frutas e verduras da época não tem muito agrotóxicos no seu cultivo, ou de preferência, alimentos orgânicos, esses não livres de qualquer tipo de agrotóxicos. 
  • Grãos, de preferência grãos integrais: Aveia, farelo de trigo, semente de linhaça, germe de trigo, gergelim, chia,e outros. 
  • Laticínios com pouca gordura. 
  • Peixe, aves sem pele, carnes magras, feijões, ovos e nozes;
  • Gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas encontradas em peixes, nozes e óleos vegetais;



Deve-se limitar* a quantidade de alimentos que contém:

  • Gordura saturada: cortes gordurosos de carne, manteiga, porco, leite integral, queijo feito de leite integral, sorvete, biscoitos, salsicha, maionese não-light, coco, azeite de dendê.
  • Gordura trans: alimentos processados como bolo, biscoitos, tortas, margarina e batata-frita.
  • Colesterol: fígado, miúdos de frango e peru, porco, salsicha, leite integral, queijo feito de leite integral e sorvete.
  • Sódio (sal).
  • Alimentos com adição de açúcar.              


    *Limitar é para reduzir o consumo, e não excluí-lo eternamente da sua vida.       



              


A reeducação alimentar não o impede de comer nada, mas ensina a comer de tudo, na quantidade certa e no horário certo. Fazer uma dieta balanceada durante alguns meses garante a reeducação alimentar, e fica mais fácil emagrecer e ter uma saúde de ferro!


Dica: Quando iniciar o processo de reeducação alimentar, não diminuir trasticamente a quantidade de comida nas refeições, pois fazendo isso vai sentir fome logo. O ideal é diminuir a quantidade aos poucos no decorrer dos dias, para chegar na quantidade ideal e não sentir mais fome até as próximas 3 horas quando irá fazer outra refeição.

Resumindo: Comer pequenas porções de 3 em 3 horas (religiosamente!!). Verduras, frutas, legumes, carnes vermelhas magras, proteínas,integrais, e muito líquidos

EVITAR: industrializados, processados, fast food, refrigerantes, massas brancas, doces e frituras.


Extra:  É ideal incluir uma atividade física moderada. Uma caminhada, uma corridinha, uma natação, uma hidroginástica, enfim... Algum esporte que seja do seu gosto, pois aliando a reeducação alimentar, os resultados serão obtidos logo!


Reeducação Alimentar não é um bicho de 7 cabeças, não tem um cardápio, não é uma dieta. É apenas uma maneira saudável de se alimentar para o resto da vida!



Qualquer dúvida, procure um nutricionista (eu futuramente!rs) e faça um acompanhamento mensal! 

Beijinhos! :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário