quinta-feira, 6 de março de 2014

Água Aromatizada - Hidrate-se com sabor! ;)


Olá
Hoje o blog vai dar umas dicas para vocês fazerem água detox ou água aromatizadas.
É simples e lá vai as dicas para ajudar na hidratação, nutrição e para refrescar...

Nutricionalmente falando... a água nós já sabemos que é excelente para hidratar nosso corpo, claro que não é aquelas de marca conhecida que tem mais sódio que o próprio refrigerante! rs
Incluindo os outros ingredientes a água vai estar cheia de benefícios com nutrientes e vitaminas.

Por exemplo: Limão, é riquíssimo em vitamina C. Pepino é rico vitamina C, vitamina A, vitamina K – que contribui no transporte do cálcio e para o bom funcionamento do fígado, além de ferro, do próprio cálcio e de potássio. A hortelã é velha conhecida por ser boa para a digestão e por ajudar a aliviar problemas gastrintestinais indesejáveis, como gases.

Você pode usar quais ingredientes quiser. Vai do seu gosto e do que estiver na geladeira!
Modo de fazer: 

  • Em uma jarra, coloque as frutas de sua preferência e dê uma amassadinha nelas para soltar mais o seu suco. 
  • As folhas de hortelã ou alecrim, por exemplo, precisam ser levemente amassadas. 
  • Adicione gelo, um pouco de água e deixe no ambiente para que as frutas e hortelã soltem seus sabores na água. 
  • Pode consumir quantas vezes quiser no decorrer do dia! 

Outra alternativa pratica para facilitar sua água aromatizada... 

Cubos de gelo de água aromatizada: 

Em uma forma de cubo de gelo... 

  • Acrescente rodelas de limão, laranja e folhas de hortelã.
  • Cobrir com água. 
  • Levar ao congelador até que os cubos estejas congelados.

    Depois é só acrescentar a uma jarra com água ou gelo! ;)



A seguir umas opções de água com sabores variados para você se inspirar. 



Água, morango e hortelã. 

Água, limão siciliano e alecrim. 

Água, limão e canela. 



Água, pepino e hortelã 

Água, melancia e hortelã. 

Água, limão siciliano e pepino.

Água, canela e maçã. 


Hoje em dia estão utilizando muito água aromatizada nos eventos; casamentos, reuniões de família e até aniversários infantis!
O bacana é que as águas aromatizadas num bonito jarro de vidro e um pequeno detalhe de enfeite da decoração dá um efeito muito bonito, deixando a decoração da festa elegante e simples! 




Dica¹: Para adoçar, use mel. 

Dica²: Para usar durante o dia no trabalho ou na faculdade, use garrafas térmicas e coloque bastante gelo para manter a temperatura do seu gosto. 


Dica³: Mantendo bem refrigerado pode durar até 2 dias. Ao contrário, o ideal é fazer na quantidade cerca pro dia ser consumido.

Extra: A unica "contra indicação" é o gengibre, não é muito indicado para quem tem gastrite. 


Lembre-se: não é pra substituir refeição, hein? É para auxiliar na hidratação, nutrir e refrescar! ;)



Imagens: Pinterest. 

Beijinhos! :*

terça-feira, 4 de março de 2014

Plantando no quintal - Horta saudável na mesa!

Olá
Hoje eu lembrei de uma publicação que fiz ha tempos no meu outro blog materno, o Mãe, tô crescendo.... E encaixa perfeitamente aqui no blog Nutrir&Ação. Espero que gostem das dicas para ter uma alimentação mais saudável, livre de agrotóxicos.

A principio essa publicação são apenas com algumas sugestões de horta no quintal. Tem para todos os gostos, tamanhos, quintais e espaços. O importante é disponibilizar 1 horinha do seu tempo e sol da manhã para dar vida as verduras!
 - Para fazer as mudinhas das plantas. 





- Horta tradicional.
Em caixotes de madeira.



- Horta PVC. 
Em tubos de encanamento PVC. 


- Horta na mesa de madeira. 
Uma mesa tradicional, a diferença é que tem os "buracos" para plantar as verduras, como segue na imagem abaixo. 







- Horta ecológica. 
Em garrafa PET.


Eu confesso que amei mais a horta ecológica, feita em garrafas PET's. Ficaram tão mais bonitas, são mais resistentes ao tempo e uma forma de preservar a natureza reciclando um matéria (plástico) que sempre vai para os lixões, rios, lagos e mar.

Fica sugestão de fazer uma hortinha saudável para sua família!
Na próxima publicação farei sobre como fazer a horta saudável-orgânica e ensinando um passo-a-passo de na garrafa pet.

Muah! :*

segunda-feira, 3 de março de 2014

Reeducação Alimentar - O que é?



Reeducação Alimentar NÃO é dieta. É um estilo de vida!

Na reeducação alimentar deve-se comer principalmente:

  • Frutas e vegetais da época. Optar por frutas e verduras da época não tem muito agrotóxicos no seu cultivo, ou de preferência, alimentos orgânicos, esses não livres de qualquer tipo de agrotóxicos. 
  • Grãos, de preferência grãos integrais: Aveia, farelo de trigo, semente de linhaça, germe de trigo, gergelim, chia,e outros. 
  • Laticínios com pouca gordura. 
  • Peixe, aves sem pele, carnes magras, feijões, ovos e nozes;
  • Gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas encontradas em peixes, nozes e óleos vegetais;



Deve-se limitar* a quantidade de alimentos que contém:

  • Gordura saturada: cortes gordurosos de carne, manteiga, porco, leite integral, queijo feito de leite integral, sorvete, biscoitos, salsicha, maionese não-light, coco, azeite de dendê.
  • Gordura trans: alimentos processados como bolo, biscoitos, tortas, margarina e batata-frita.
  • Colesterol: fígado, miúdos de frango e peru, porco, salsicha, leite integral, queijo feito de leite integral e sorvete.
  • Sódio (sal).
  • Alimentos com adição de açúcar.              


    *Limitar é para reduzir o consumo, e não excluí-lo eternamente da sua vida.       



              


A reeducação alimentar não o impede de comer nada, mas ensina a comer de tudo, na quantidade certa e no horário certo. Fazer uma dieta balanceada durante alguns meses garante a reeducação alimentar, e fica mais fácil emagrecer e ter uma saúde de ferro!


Dica: Quando iniciar o processo de reeducação alimentar, não diminuir trasticamente a quantidade de comida nas refeições, pois fazendo isso vai sentir fome logo. O ideal é diminuir a quantidade aos poucos no decorrer dos dias, para chegar na quantidade ideal e não sentir mais fome até as próximas 3 horas quando irá fazer outra refeição.

Resumindo: Comer pequenas porções de 3 em 3 horas (religiosamente!!). Verduras, frutas, legumes, carnes vermelhas magras, proteínas,integrais, e muito líquidos

EVITAR: industrializados, processados, fast food, refrigerantes, massas brancas, doces e frituras.


Extra:  É ideal incluir uma atividade física moderada. Uma caminhada, uma corridinha, uma natação, uma hidroginástica, enfim... Algum esporte que seja do seu gosto, pois aliando a reeducação alimentar, os resultados serão obtidos logo!


Reeducação Alimentar não é um bicho de 7 cabeças, não tem um cardápio, não é uma dieta. É apenas uma maneira saudável de se alimentar para o resto da vida!



Qualquer dúvida, procure um nutricionista (eu futuramente!rs) e faça um acompanhamento mensal! 

Beijinhos! :*

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Suco de caixinha e suco natural: Vilão ou mocinho?

Olá, pessoal! 


Hoje o blog vai dividir com vocês de uma maneira bem fácil sobre os sucos de caixinha. Muitas vezes acreditamos que eles são bons, saudáveis, melhor que refrigerantes. Confesso que eu mesma achava um tempo atrás isso, até que descobri a verdade! rs

Esse vídeo foi lançado ha pouco tempo, e veremos que até as próprias crianças se assustam quando descobrem a verdade! 






Olha a quantidade de açúcar que contém e um caixa de 1 litro!!! 

Então você depois de assistir esse vídeo deve estar se questionando; "- E agora? O que faço para meu filho?" Bom, eu vou te dar duas alternativas.... Uma um pouquinho razoável e uma bastante radical, pra pensar bem nas escolhas!!


  1. Suco de caixinha sem açúcar, água, corantes, conservantes e outros: Sim, existe esses tipos de sucos de caixinha sem tudo  isso e olha, é uma delicia!!   

    suco de fruta, segundo o Ministério da Agricultura, deve ter 100% da fruta, sem conservantes ou corantes artificiais. Temos algumas opções no mercado, estes na sua maioria são sem corantes, conversantes e açúcar. 





    Para quem quer radicalizar na mudança desse hábito de consumir suco, prestem atenção nessa informação a seguir: 

  2. Fruta + água: A melhor maneira de consumir suco natural, é comer a fruta e beber água.

Segundo novos estudos publicados smoothies e sucos de frutas são um novo risco para a saúde, segundo os cientistas norte-americanos advertem! Os os pesquisadores e cientistas dizem que os danos potenciais de ocorrência natural de frutose em bebidas aparentemente saudáveis ​​está sendo negligenciado!!! Lembre que para fazer um suco você não usa uma fruta você usa varias! E você não usa a fruta inteira e sim apenas seu açúcar (frutose). Com exceção da limonada, quando foi a ultima vez que você usou a fruta inteira para fazer uma suco? 

Sucos de frutas e smoothies representam um novo risco para a nossa saúde por causa da quantidade de açúcar nas bebidas aparentemente saudáveis ​​contêm, alertam os cientistas norte-americanos que também  alertaram dados do perigo da frutose! 


Pense o seguinte: quantas laranjas você precisa para fazer um copo de suco grande? Ao menos 4 laranjas mas em geral a indústria se alegra de dizer que chegam a usar 20 laranjas para 1 litro! Sem adicionar água! E nesse suco, mesmo feito em casa você utiliza apenas o açúcar da fruta (sumo) que é onde está a frutose! Todo o restante da fruta vai para lixo! Ou seja você esta colocando no lixo diversos nutrientes e fibras e está em um simples copo, consumido ao menos 4 laranjas grandes! Não acha demais comer 4 laranjas inteiras em 2 minutos? Imagine então comer só o açúcar destas laranjas! 

As literaturas e artigos mostram que bebidas de frutas, geleias não utilizam a fruta inteira e sim apenas seu açúcar. E ainda adicionam mais açúcar! Graças as fibras comer frutas inteiras afeta sua saciedade diferente de beber o suco que não!


Fonte: Kadu Parga e Diego Lenz


Minha conclusão e sugestão: Sim, eu concordo que o certo é comer a fruta+água, como foi explicado acima. Mas entendo que tem pessoas que não conseguem ainda tirar essa hábito de consumir sucos ou então que podem custar acreditar nas pesquisas recentes citadas acima. Então na dúvida, suco de caixinha só em casos de emergência, de extrema necessidade mesmo. Do contrário, é estar sempre com a garrafinha de água a bolsa e a fruta na lancheira térmica! ;)

Maçã, pêra, uva, banana, kiwi, manga, melancia... uma infinidade de opções de frutas que podem ser mantidas em pequenos recipientes plásticos ou descartáveis em uma lancheira térmica por um tempo, e ser consumida dentro de algumas horas!

Vida saudável sempre!!

Até a próxima pessoal. :*

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Fisioterapia Obstétrica - Por Izadora Negrão

Menstruação atrasada? Esta com os seios inchados e dolorosos? Ta fazendo mais xixi que o normal? Sente cólicas, como se fosse menstruar? Anda sentindo alteração de humor? Olfato ta aguçadíssimo? Ta engordando? Comendo mais? Sentindo enjoou? Dor de cabeça? Sensações de desmaio?
Sim gata, provavelmente você esta grávida! Isso se ainda não tiver feito o teste e tiver dado positivo!


Vamos lá, muitas pessoas desconhecem a Fisioterapia Obstétrica e seus benefícios. O assunto é vasto, mas bem interessante, então vou tentar dar uma pincelada apenas sobre os pontos que são mais importante pra você gravidinha, ok? E ao final do artigo você verá exercícios que você pode fazer em casa.


COMO A FISIOTERAPIA ATUA?

No pré-parto:

A fisioterapia atua sobre as alterações fisiológicas que ocorrem na gestação, diminuindo ou até prevenindo alguns sintomas. Melhorar a qualidade de vida da gestante, preparar para o parto e favorecer uma recuperação mais rápida (independente do tipo de parto). Nessa fase do tratamento é importante trabalhar o fortalecimento da musculatura abdominal e do períneo (assoalho pélvico).

São adotadas técnicas respiratórias, massagem perineal e posturas na preparação para o parto, prevenção ou tratamento de dores lombares, no quadril e punhos. Este período engloba, ainda, aulas de educação perinatal (parto, amamentação e cuidados com o recém-nascido), alongamentos, fortalecimento, orientações posturais, prevenção ou melhora dos sintomas urinários, previne problemas circulatórios, ajuda no controle de peso, auxilia grávidas que não tem mamilo formado, etc.



A acupuntura também é um forte aliado para a gestante nesta fase, colaborando, se necessário, para a mudança da posição do bebê. Ela ajuda no tratamento de dores em geral, na estimulação do trabalho de parto, na ansiedade e constipação. Outro recurso
é a drenagem linfática manual para reduzir edemas principalmente em membros inferiores.


Durante o parto:

Nesse momento o fisioterapeuta atuará como um facilitador do trabalho de parto, trabalhando para que este seja mais rápido e menos doloroso (parto normal).
Atua auxiliando na deambulação, alteração de decúbito (mudança de postura), massagem, orientações de posturas que facilitam o trabalho de parto, orientações respiratórias e exercícios de mobilização pélvica. A acupuntura também pode ser utilizada para minimizar dores. É incentivada, ainda, a participação do marido nesse processo.


Pós-parto:
A fisioterapia atua no puerpério imediato e tardio auxiliando no retorno as atividades de vida diária e a volta ao corpo não gestacional. Visa prevenir e tratar disfunções musculoesqueléticas, uroginecológicas, complicações do sistema circulatório e respiratório, diminuir possíveis desconfortos e quadro de dor, trabalhar a cicatriz em casos de epsiotomia ou cesárea e orientar sobre a amamentação e atividades de vida diária. O tratamento no pós-parto ainda proporciona uma melhora na atividade sexual, pois trabalha o fortalecimento do assoalho pélvico e correção postural.



ORIENTAÇÕES PARA AS GRÁVIDAS - (EXERCÍCIOS)

Sim linda, você leu certo! Exercícios!
Aproveita que essa fase passa rápido. É uma fase em que a maioria das mulheres ficam lindas. Cabelos brilhantes, pele bonita, o sorriso fica mais sereno, os seios ficam mais volumosos (e bote volumosos ai! Olhe bem pra eles, pois nunca mais serão os mesmos! Experiência própria, passei do 46 pro 40!!!). Ah, e não se preocupe tanto com a forma (Se preocupe, mas não fique paranoica ou neurótica!). Agora também não vá aloprar nas gordices com a desculpa de que come por dois!


O segredo pra você voltar ao corpo de antes é: Uma boa genética, estar em forma antes da gravidez, amamentar quanto tempo puder (Gatas, amamentem! Não percam esse momento por nada! Doi muuuuuuuuuuuuuuuuuuito no começo? Doi! Pra algumas mais, pra outras menos... mas depois que a dor passa você verá que é M A R A V I L H O S O!), outro segredo é seguir a tabelinha abaixo, sendo que a maioria dos obtetras recomendam no máximo 12kg (até uns 13kg a chance de você ter estrias e problemas decorrente do peso inclusive durante o parto são menores. Claro que estamos falando de gestações únicas e não de gêmeos!) para as mamãe que estavam dentro do peso antes da gravidez.


EXERCÍCIOS EM 1, 2, 3 E JÁ!!!

Gata, movimente-se! Já ouviu falar que gravidez não é doença? Pois é, a gravidez, o parto e o aleitamento materno exigirão bastante de você fisicamente e emocionalmente também.
Meninas, eu sei que o barrigão pesa (mas isso não é desculpa)! E como, né? No meu caso só de bebê eram 3,855kg; engordei 13kg, perdi 10kg nos primeiros 15 dias só com amamentação e continuei perdendo mais e mais, agora estou com 52kg. Então mulheres, “Don’t worry, be happy!”. No fim da gestação eu andava carregando a barriga! rs

Primeiramente conversem com seus obstetras pra saber se estão liberadas para realizarem os exercícios, já que cada caso é um caso. Pelo amor de Deus, as grávidas que tiverem gravidez de risco, fiquem quietinhas! As que estão ok e tem verba, é interessante fazer uma hidroginástica, pilates e ou yoga. As que são sedentárias podem realizar caminhadas leves, de aproximadamente 20 minutos, inicialmente, 3 vezes na semana.
Pra quem sente muita dor lombar, também é válido o uso de órteses para lombalgia em gestantes, elas aliviam o peso da barriga.


Esses exercícios que verão abaixo são bem generalizados e bem aceitos e tolerados pela maioria das grávidas, mas se você não se sentir confortável, então você não está fazendo corretamente ou esse exercício não é pra você, nesse caso pare.
De um pequeno irtervalinho (o suficiente pra respirar e continue) entre um exercício e o outro, preste atenção na postura, na respiração e ingira líquidos antes, durante e depois.

EXERCÍCIO RESPIRATÓRIO

Antecede os outros. Você deve escolher uma posição que se sinta confortável e prestar atenção na sua respiração, que deve ser diafragmática e não torácica, ok?
Puxe o ar pelo nariz enchendo a barriga de ar e solte pela boca como se sua barriga fosse um balão e você quisesse esvazia-lo. Evite fazer movimento de expansão do tórax, quanto menos melhor.
Respire lentamente, para não se sentir tonta!

EXERCÍCIO 1
Encoste o queixo no seu peito e gire a cabeça lentamente para o lado esquerdo, leve a cabeça para trás, descendo pelo lado direito, retornando o queixo ao peito. Faça então o giro para o lado direito repetindo o mesmo movimento.

Montei a maioria das séries com 3x10, mas caso você fique cansada pode fazer 2x10, ok?

EXERCÍCIO 2
Faça círculos com os ombros para trás, para aliviar a tensão e depois repita o movimento para frente.

EXERCÍCIO 3
Deitada com os pés elevados acima do nível do coração, faça movimentos circulares com os pés. 30 segundos.

EXERCÍCIO 4
Ainda na posição do exercício anterior, faça o movimento de esticar (pontinha) e trazer os pés. 3 x10.

EXERCÍCIO 5
Sentada em uma cadeira (o ideal e que usamos nos atendimentos são as bolas de bobath ou bolas suíças, mas pode fazer com a cadeira!), sinta o seu assoalho pélvico (já explicado anteriormente). Contraia como se quisesse segurar o xixi, mantenha por aproximadamente 5 segundos e relaxe, repita 3 vezes.

EXERCÍCIO 6
Ainda na posição do exercício anterior, faça movimentos para frente e para trás com os quadris. 3x10.
Obs: Só com os quadris! O tronco fica quietinho no lugar dele!

EXERCÍCIO 7
Ainda sentada, faça movimentos para um lado e para o outro com os quadris. 3x10.

EXERCÍCIO 8
Continue sentada e agora mexa os quadris como se quisesse formar um oito. 3x10.

EXERCÍCIO 9
Sentada se tiver algum pesinho de 0,5kg ou 1kg, você pode usa-lo, se não pegue 1kg de arroz ou feijão na dispensa, ok?

Você segura o pesinho com os braços esticados na frente do corpo, depois vai traze-lo com as duas mãos ainda ao centro do corpo, flexionando os cotovelos ao nível do peito e depois elevará o pesinho. Faça o exercício lentamente. 3x10.

EXERCÍCIO 10
Ainda com o mesmo pesinho, eleve os braços e flexione os cotovelos atrás da cabeça e eleve novamente, repetindo o movimento. 3x10.

EXERCÍCIO 11
Sentada, com uma bola (pode ser aquelas baratinhas que seu filho brinca de futebol!) entre as pernas, tente aperta-la contraindo os músculos internos da coxa. 1 minuto (você pode dividir em 2x 30 segundos!)

EXERCÍCIO 12
De quatro apoios, empine o bumbum e depois faça o movimento contrario, como se quisesse ”colocar o rabo entre as pernas”. 3x10.







http://vilamamifera.com/fisioterapiafeminina/category/fisioterapia-obstetrica/